Recent-Post

Mais de mil eleitores de Promissão podem ficar fora da próxima eleição por falta do cadastro biométrico

Marcos fazendo o cadatro (Foto: Marcelo Martin/DN)

Realizar o cadastro biométrico é uma obrigação dos eleitores e aumenta a segurança de todo o sistema eleitoral brasileiro. Ainda assim, mais de mil promissenses podem ficar de fora da votação de 2026 por falta dessa atualização obrigatória.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 26.180 cidadãos aptos ao título de eleitor em Promissão, 1.213 ainda não compareceram ao cartório para o cadastro biométrico, o equivalente a 4,63% do eleitorado.

A situação é semelhante na região, considerando os dados do mês passado: Lins (4,98%), Guaiçara (4,02%), Avanhandava (3,76%) e Penápolis (5,80%).

O diretor do Cartório Eleitoral de Promissão, Jean Elias, explica que o prazo final para regularização termina em 6 de maio de 2026, data que marca o fechamento do cadastro eleitoral. “É 150 dias antes da eleição. É o que nós chamamos de fechamento do cadastro. É nessa oportunidade que nós iremos fechar o corpo do eleitorado para as eleições.”

Marcos é morador de Promissão (Foto: Marcelo Martin/DN)

Entre os moradores que buscaram o cartório nesta sexta-feira (5) está Marcos Vinicius Marcelino Santos, 22 anos, que finalmente conseguiu tirar o título após perder o prazo no ano passado. Ele contou que não emitiu o documento aos 18 anos, durante o período do serviço militar, e acabou novamente perdendo o limite em 2024. Agora, afirma que quer participar da eleição de 2026: “Quero votar, melhorar a situação do Brasil. Dar minha opinião”, disse.

Jean Elias alerta que, em princípio, o eleitor sem biometria não vota, a menos que o TSE adote alguma flexibilização — algo que já ocorreu durante a pandemia de covid-19. O cartório orienta que todos regularizem a situação o quanto antes para evitar filas e garantir o direito ao voto.

Serviço — Cartório Eleitoral de Promissão

Endereço: Av. Bandeirantes, 711 – Centro, Promissão – SP, 16370-047
Telefone: (14) 3541-1884

Horário de funcionamento:
segunda a sexta-feira — 11h às 17h
sábado — fechado
domingo — fechado