![]() |
| Fachada da Prefeitura (Foto: DN) |
A Prefeitura de Promissão abriu o Pregão Eletrônico nº 045/2025, que prevê a implantação de um sistema totalmente informatizado para administração, gerenciamento e processamento de multas de trânsito.
Com a contratação, os agentes municipais passarão a poder aplicar multas diretamente em campo, utilizando equipamentos digitais homologados pela SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito).
O investimento total estimado é de R$ 75,6 mil, e a sessão pública de licitação está marcada para o dia 24 de novembro, às 9h, pelo portal kaingang.comunicapromissao.com.br. O contrato terá duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado.
Fiscalização digital e integração automática
De acordo com o edital, a empresa vencedora será responsável pela implantação do sistema, locação de três talonários eletrônicos de infrações e equipamentos de apoio para os agentes. Esses dispositivos permitirão o registro eletrônico das infrações com data, hora, localização via GPS, fotos e vídeos, enviando as informações automaticamente ao setor de trânsito municipal.
O sistema também será integrado ao DETRAN-SP, à PRODESP e ao RENAINF, garantindo validade nacional às autuações. Toda a operação será fiscalizada e gerenciada pela equipe técnica da Prefeitura.
Modernização da estrutura de trânsito
A Prefeitura diz que atualmente as infrações são registradas de forma manual, o que gera atrasos e risco de falhas no processo. Com o novo sistema, o Município pretende modernizar o controle e a emissão de multas, fortalecendo a estrutura administrativa e ampliando a capacidade de fiscalização.
Segundo o termo de referência, o objetivo é “assegurar a continuidade e a eficiência do serviço público essencial, reduzindo falhas e garantindo transparência e rastreabilidade em todas as etapas do processo”.
O contrato também prevê treinamento mínimo de 40 horas para os servidores municipais e suporte técnico permanente por parte da empresa contratada.
