Recent-Post

Família de Promissão perde tudo em incêndio e pede ajuda à comunidade para reconstruir a casa

Therezinha com neta e bisneta (Foto: DN)


A moradora Therezinha de Jesus Valério Martin, de 61 anos, perdeu quase todos os bens em um incêndio que atingiu, na noite desta quinta-feira (13), a casa onde vivia com a neta Amanda, de 23 anos, e as bisnetas Valentina, de 8 anos, e Maria Eduarda, de 5 anos, na Vila Marconi, em Promissão. A Defesa Civil ainda avalia a integridade o imóvel e, por isso, permanece isolado.

Chamas sobre o telhado (Foto: Leitor do DN)

A residência pertence à irmã de Therezinha, que a alugava para ela. Após o incêndio, a proprietária e o marido acolheram a família em uma edícula nos fundos, onde elas estão provisoriamente.

Como o fogo começou

Segundo o Boletim de Ocorrência, o incêndio teve início no quarto das crianças. Valentina percebeu as chamas e chamou a avó. As três conseguiram sair imediatamente. Amanda, mãe das meninas, estava trabalhando e soube do incêndio por um colega.

Therezinha relatou ao Diário:

“A gente salvou o que deu pra salvar. Foi um susto muito grande. Eu cheguei na porta do quarto e já vi aquelas chamas. Foi o tempo de pegar a mais nova, que estava dormindo, e sair.”

O Corpo de Bombeiros controlou as chamas. A perícia identificou fiação elétrica exposta em contato com o forro de PVC, conforme registrado no BO, e presumiu que o fogo teve uma possível origem elétrica. Já os socorristas informaram que a causa é inconclusiva.

Chamas consumiram tudo no quarto (Foto: CB)

Chamas podem ter começado no forro (Foto: CB)

Mobilização da comunidade

As doações começaram a chegar ainda nas primeiras horas. Carlos Marins, que trabalha com fretes, se ofereceu para fazer gratuitamente a entrega das doações recebidas pela família.

Morador ajuda família fazendo fretes (Foto: DN)

A equipe do Diário da Noroeste acompanhou a primeira entrega feita por ele: um colchão doado por uma moradora. A empresária Ieda Maria também iniciou arrecadações para apoiar a família.

Necessidade mais urgente

Como o local onde estão é muito pequeno, há pouco espaço para guardar doações físicas.
O que a família mais precisa neste momento é de recurso financeiro para reconstruir a moradia ou conseguir um local mais adequado para as quatro e a cachorra.

Quem puder ajudar, pode colaborar via PIX em nome de Therezinha de Jesus Valério Martin, pela Caixa Econômica Federal:

📌 Chave PIX (CPF): 053.342.868-88

Doações podem ser entregues na casa da irmã onde a família está, na Rua Professora Sebastiana Marcone, número 59. Fica próxima a oficina do Tica, atrás da Escola Estadual Antônio Figueiredo Navas.