|  | 
| Prefeito de Lins, Pandolfi, conferindo armamento (Foto: Divulgação) | 
Mesmo com a vigência de um decreto para corte de custos, Prefeitura de Lins abriu licitação para aquisição de armamentos e equipamentos destinados à Guarda Civil Municipal (GCM), no valor global estimado em R$ 345.920,73.
O edital prevê a aquisição de 28 armas e outros itens, sendo:
- 5 carabinas calibre 9x19 mm
- 5 espingardas calibre 12 – modelo Pump
- 3 espingardas calibre 12 – modelo Pump, para uso com munição menos letal
- 15 pistolas modelo de referência TS9, calibre 9 mm
- 15 lanternas táticas para acoplamento
Além do armamento, também serão adquiridas 500 unidades de munição menos letal calibre 12, com três projéteis esféricos de borracha, e 500 unidades de munição menos letal calibre 12 com carga anti-motim.
A justificativa apresentada no Estudo Técnico Preliminar destaca que a aquisição é fundamental para fortalecer a capacidade operacional da GCM, que conta atualmente com 34 agentes.
O documento aponta que a corporação desempenha papel estratégico na segurança pública local, atuando tanto no patrulhamento preventivo quanto no apoio a outras forças policiais.
A renovação e ampliação do arsenal visam corrigir deficiências operacionais, garantir a segurança dos agentes, aprimorar o treinamento e permitir resposta mais eficiente a situações de risco e distúrbio.
O documento ainda informa que a demanda foi formalmente aprovada pelo comandante da GCM, Willian Roger Roncoleta Lopes, e pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Thiago Fernando Alves Arioli.
O certame será do tipo menor preço, em modo de disputa aberto. A sessão pública está marcada para o dia 21 de agosto de 2025, às 8h30, na plataforma www.bll.org.br.
 
 
 
 
 
 
