Recent-Post

Promissão não deve ter candidato próprio em 2026, mas lideranças já se movimentam para apoio

 

Eleições em 2024 (Foto: Marcelo Martin/DN)

Mesmo sem indicativo de candidatura própria, Promissão caminha para ter participação ativa nas eleições de 2026, com as principais lideranças locais definindo apoios e articulando a transferência de votos a aliados em diferentes partidos.Ainda assim, sem um nome tradicionalmente de esquerda, todos se aproximam da atual liderança de São Paulo, com Tarcísio de Freitas (Republicanos).


Ieda com Tarcísio

A empresária Ieda Nogueira (PL), que foi a candidata mais votada para deputada estadual em Promissão em 2022, somando 2.738 votos, confirmou que voltará a participar da campanha apoiando nomes que, segundo ela, têm presença e serviços prestados à cidade.

“Nessa estarei junto com muita garra aos deputados que não esquecem de Promissão, visitando e enviando emendas. Não são aqueles que vêm só de quatro em quatro anos”, afirmou.

Ieda, hoje filiada ao Partido Liberal (PL), já anunciou apoio ao deputado estadual Tenente Coimbra (PL) e ao deputado federal Coronel Tadeu (PL), ambos com base eleitoral no interior paulista. O grupo busca manter a força conquistada em 2022, quando o PL teve votação expressiva em Promissão, com bom desempenho tanto para candidatos estaduais quanto federais.

Rigato com Tarcísio
Outro nome influente, Ricardo Rigato (Republicanos) — segundo colocado na eleição municipal de 2024, com 5.330 votos — também declarou que apoiará candidatos da mesma sigla.

“Vou apoiar Renata Sene (estadual) e Marcos Pereira (federal), ambos do Republicanos”, disse Rigato.

 


Artur com Tarcísio

 

O delegado Artur Franco, ex-prefeito e presidente municipal do PSD, afirmou que ainda não definiu nomes, mas não deve ficar de fora.

“A ideia é apoiar candidatos que possam nos ajudar no futuro”, resumiu.


Hamilton com Tarcísio

Já o prefeito Hamilton Foz (PP) declarou que manterá postura institucional durante o processo, sem indicar um único grupo político, mas permitindo que vereadores e aliados se engajem em campanhas específicas.

“Hoje há deputados de vários os partidos que nos ajudam. O que vai acontecer é que grupos de vereadores e pessoas que estão conosco vão apoiar esses candidatos, como o Madalena (PL), o Capitão Telhada (PP), o Arlindo Chinaglia (PT). Então não vamos ver muito sigla partidária, mas sim quem está nos ajudando”, afirmou o prefeito.

 


Redistribuição e transferência de votos

O cenário eleitoral de 2022 ainda influencia a formação dos blocos locais. Além de Ieda Nogueira, líder de votos entre os candidatos a deputado estadual, o segundo mais votado, Vinicius Camarinha (PSDB) — que obteve 1.416 votos em Promissão — hoje é prefeito de Marília. Sem os dois na disputa, há margem para redistribuição e disputa por parte desse eleitorado.

Esse novo quadro cria uma dinâmica de fragmentação e reposicionamento político, em que as lideranças locais buscam fortalecer vínculos com deputados que mantêm presença ativa no município, especialmente por meio do envio de emendas parlamentares e visitas frequentes.


Mais votados em Promissão nas eleições de 2022

Deputado Estadual

  1. Ieda Nogueira (PRTB → PL) — 2.738 votos

  2. Vinicius Camarinha (PSDB) — 1.416 votos

  3. André Bueno (PL) — 722 votos

  4. Damaris Moura (PSDB) — 478 votos

  5. Márcia Lia (PT) — 474 votos

  6. Ana Perugini (PT) — 441 votos

  7. Jamil Ono (Solidariedade) — 397 votos

  8. Carlos Giannazi (PSOL) — 394 votos

  9. Emídio de Souza (PT) — 389 votos

  10. Tânia Fruchi (União Brasil) — 325 votos

Deputado Federal

  1. Márcio Lemos (PL) — 1.184 votos

  2. Marcos Pereira (Republicanos) — 757 votos

  3. Arlindo Chinaglia (PT) — 739 votos

  4. Bruno Lima (PP) — 718 votos

  5. Carla Zambelli (PL) — 658 votos

  6. Arnaldo Jardim (Cidadania) — 638 votos

  7. Eduardo Bolsonaro (PL) — 617 votos

  8. Paulo Teixeira (PT) — 501 votos

  9. Reinaldo Alguz (União Brasil) — 493 votos

  10. Ricardo Izar (Republicanos) — 491 votos