![]() |
| Caminhão que foi parado (Foto: PRF/Divulgação) |
A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira, um caminhoneiro de 26 anos durante fiscalização no km 173 da rodovia BR-153, em Guaiçara (SP). O motorista foi flagrado conduzindo por um período muito acima do permitido e portando comprimidos de anfetamina — droga conhecida como “rebite”, usada para reduzir o sono.
A abordagem ocorreu às 6h30, quando a equipe da PRF parou o Ford Cargo 2428 que transportava melão e maracujá. A carga havia saído de Montes Claros (MG) e tinha como destino o município de Guaimbê (SP).
Durante a verificação do tacógrafo, os policiais constataram que o caminhoneiro havia dirigido mais de 10 horas ininterruptas, realizando apenas 30 minutos de pausa. Pela legislação, após no máximo 5h30 de direção, é obrigatório um descanso mínimo de 30 minutos, regra essencial para reduzir riscos de acidentes provocados por fadiga.
Os policiais suspeitaram do uso de estimulantes e, ao vistoriarem a cabine, encontraram 15 comprimidos de anfetamina. A substância é proibida e frequentemente utilizada para prolongar jornadas de direção.
O motorista foi preso pelo crime de porte de droga para consumo pessoal, previsto na Lei 11.343/2006. A PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), permitindo que ele responda em liberdade. No entanto, só foi liberado para seguir viagem após cumprir 11 horas de descanso obrigatório, conforme determina a legislação. (Fonte: PRF)
%2010.22.28_f33937fa.jpg)