Recent-Post

Promissão eterniza memória de Katrina com monumento na entrada do recinto de exposições da cidade


Monumento está instalado na entrada do portao principal (Foto: Diário da Noroeste)

Antes que a Festa do Peão tívesse início na arena, nesta quinta-feira (7), Promissão realizou uma cerimônia em homenagem a Katrina Bormio Silva Martins, de 16 anos, morta a tiros há um ano durante o evento passado. O ato marcou a instalação de um monumento na entrada do Recinto de Exposições Municipal, local que agora passa a ser um espaço permanente de memória.

Família da Katrina  (Foto: Diário da Noroeste)

O evento reuniu familiares, autoridades e moradores, que destacaram o gesto como uma forma de acolhimento à família e de reflexão sobre a violência. Sabrina Silva, mãe de Katrina, agradeceu publicamente a iniciativa. “Eu agradeço o acolhimento que o prefeito Hamilton teve, o projeto de lei que o vereador Adair criou e essa homenagem. Isso para a gente é muito valioso”, afirmou, emocionada.

Vereador Adair de azul à esquerda, e o prefeito Hamilton de branco ao centro (Foto: Diário da Noroeste)

O prefeito Hamilton Foz (PP) explicou que a proposta é transformar o espaço em um “monumento de paz”, inspirado em ações da ONU, para que visitantes se lembrem de Katrina e reflitam sobre a importância de evitar tragédias semelhantes.

O vereador Adair Lima (MDB), autor do projeto de lei que deu origem à homenagem, afirmou que a ação é simbólica, mas carrega uma mensagem permanente para a cidade. “Nada vai tirar a dor da família, mas é um marco para que todos pensem duas vezes antes de atitudes que causem sofrimento”, disse.

Morador Antônio Marcos e seu filho Matheus  (Foto: Diário da Noroeste)

Moradores também se manifestaram, pedindo justiça. “Mesmo sendo delegado, ele tem que ser preso. Matou uma criança inocente”, disse o cidadão Antônio Marcos Gonçalves, que conhecia a vítima e sua família.

Relembre o caso
Em agosto de 2024, Katrina aguardava o pai em uma esquina próxima ao recinto da Festa do Peão quando foi atingida por um disparo de arma de fogo feito pelo delegado de polícia Vinicius Martinez. Segundo denúncia apresentada pelo promotor de Justiça Ely Bernal, o delegado efetuou quatro tiros ao intervir, de forma injustificada, em uma abordagem policial que ocorria de maneira controlada.

O Ministério Público sustenta que Martinez estava sob efeito de álcool e atirou em área de aglomeração, assumindo o risco de atingir inocentes. Em 2 de julho de 2025, a Justiça decidiu que ele será levado a júri popular, respondendo por homicídio com dolo eventual, qualificado pela impossibilidade de defesa da vítima e pelo perigo comum.



Texto da placa do monumento

Katrina Bormio Silva Martins, 16 anos. Filha de Francisco Martins Romera Júnior e Sabrina Silva.

Nasceu em Promissão no dia 28 de abril de 2008, e teve sua vida ceifada tragicamente no dia 4 de agosto de 2024.

Chamada carinhosamente de “A princesinha do papai”, Katrina cursava o segundo ano do ensino médio, era uma garota incrível e cheia de sonhos. Católica assídua, participava ativamente da comunidade e do grupo de jovens da Igreja Matriz.

Uma amiga para todas as horas e o orgulho da família: neta querida, irmã, sobrinha e uma filha maravilhosa.

Dona de uma alegria surreal! Deixou este mundo na melhor fase de sua vida… mas jamais será esquecida. Seu nome será sempre lembrado e eternizada será sua memória! Será sempre uma Estrela a iluminar Promissão!

Projeto de Lei 30/2025 de autoria do vereador Adair Lima. Gestão municipal Hamilton Foz e José Aparecido Gargaro.