![]() |
| Adriana recebendo a vacina em Promissão (Foto: Marcelo Martin/Diário da Noroeste) |
A cidade de Promissão tem adotado a vacinação contra a gripe em eventos e locais públicos como estratégia para ampliar a cobertura vacinal e vencer a baixa adesão da população. A iniciativa segue o modelo utilizado durante a pandemia de covid-19, quando campanhas em locais de grande circulação mostraram bons resultados.
Na última sexta-feira (18), durante o Show de Prêmios do Artesanato na Praça 1º de Maio, uma equipe da saúde realizou a aplicação de doses contra a gripe. A ação deve se tornar cada vez mais frequente, segundo os profissionais envolvidos, estará presente na Festa do Peão, entre 7 e 9 agosto.
A empresária Adriana Belles, de 54 anos, foi uma das moradoras que aproveitou o momento para se vacinar. “Eu tomo todos os anos, mas não sabia que a campanha já estava acontecendo. É muito bom ter esse serviço disponível, sem burocracia”, comentou.
De acordo com os profissionais da saúde presentes — as técnicas de enfermagem Priscila e Bruna e o enfermeiro Wellington — o principal motivo relatado pela população para não buscar a vacina tem sido o medo de adoecer após a aplicação. Esse receio, no entanto, está associado a uma falsa percepção.
Segundo especialistas, como um médico do Hospital Geral de Promissão que falou em uma reportagem especial ao Diário da Noroeste, é comum o aumento de vírus respiratórios nesta época do ano. A vacina contra a gripe não provoca a doença, mas ajuda a evitar que um simples resfriado evolua para um quadro grave.
![]() |
| Posto de vacinação (Foto: Marcelo Martin/Diário da Noroeste) |
Cobertura vacinal entre crianças é a mais preocupante
Embora a campanha atual já esteja em fase de atendimento à toda população, os grupos prioritários seguem como foco do Ministério da Saúde. Em Promissão, os dados mostram um cenário preocupante, especialmente entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
Segundo dados do Ministério da Saúde, Promissão tem 2.238 crianças nessa faixa etária. A cobertura vacinal vem caindo nos últimos anos:
-
2023: 65,9% do público-alvo vacinado
-
2024: 26,5%
-
2025: menos de 12% até o momento
| Dados do Ministério da Sáude |
Quem deve se vacinar com prioridade?
Apesar de estar liberada para todas as idades, a vacina contra a gripe continua com foco em grupos prioritários, considerados mais vulneráveis:
-
Idosos com 60 anos ou mais
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
Gestantes
-
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
-
Pessoas com doenças crônicas
A vacinação segue disponível nas unidades básicas de saúde de Promissão, além de ações itinerantes como a realizada na Praça 1º de Maio. A recomendação é que todos se vacinem o quanto antes para garantir proteção durante o inverno.
Os dados são do Ministério da Saúde estão no link https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_INFLUENZA_2025_OCORRENCIA/SEIDIGI_DEMAS_INFLUENZA_2025_OCORRENCIA.html

