Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a mais antiga de Promissão, celebra neste sábado, 21 de junho, seu centenário de fundação com uma programação especial que inclui peregrinação, missa solene e apresentação da banda municipal.
As comemorações começaram no último domingo (15) e se estendem ao longo da semana, envolvendo as três paróquias da cidade e marcando um momento histórico para a comunidade católica local.
Após a abertura oficial, a paróquia iniciou o chamado "tríduo preparatório". A primeira missa, realizada nesta quarta-feira (18), foi presidida pelo bispo Dom João Gilberto de Moura.
Nesta quinta-feira (19), a celebração será conduzida pelo padre promissense Reginaldo Marcolino, às 16h. A data coincide com a celebração de Corpus Christi, que contará com a tradicional procissão sobre o “tapete solidário”, formado por alimentos arrecadados.
Na sexta-feira (20), último dia do tríduo, a missa será presidida pelo padre Marcos Pardo, às 19h30.
OS 100 ANOS
No sábado (21), data do centenário, a programação começa às 7h com uma peregrinação. A imagem da padroeira percorrerá as ruas da cidade em um veículo do Corpo de Bombeiros, acompanhada por fiéis em bicicletas, carros, motos e cavalos. Ao retornar à Igreja Matriz, será concedida a bênção aos participantes.
Ao longo do dia, os sinos da torre da igreja ecoarão pela cidade. Às 18h30, a Banda de Música de Promissão se apresenta em frente à Matriz, e às 19h30 será celebrada a missa solene em comemoração aos 100 anos da paróquia.
CURIOSIDADE
Atualmente, Promissão conta com três paróquias, todas com status de matriz, ou seja, independentes em seu território. Embora a Paróquia Nossa Senhora Aparecida continue popularmente referida como "a Matriz" — devido à sua história centenária e localização central —, as paróquias Santa Luzia e Santo Expedito também são consideradas matrizes autônomas.
Por Marcelo Martin - Foto: Alex Sandro Veneses/Divulgação
 










 
 
 
 
 
