|  | 
| Serginho Soares em sua loja na Feira Livre de Promissão (Foto: Marcelo Martin/Diário da Noroeste) | 
A 1ª Copa do Mundo de Clubes da Fifa tem sido um grande sucesso de público, ao montar um cenário de disputa antes visto apenas em videogames. A repercussão do campeonato tem movimentado mercados em todo o planeta — inclusive o comércio de camisetas em Promissão.
A reportagem do Diário da Noroeste esteve em três comércios diferentes, em locais distintos da cidade, para entender como está o movimento. O levantamento constatou que as vendas cresceram, principalmente de camisas de times internacionais e do Palmeiras.
Mesmo com a presença de Fluminense, Flamengo e Botafogo, os torcedores demonstram resistência em adquirir produtos dessas equipes adversárias. Curiosamente, mesmo fora do Mundial e vivendo uma crise administrativa, o Corinthians segue como a principal saída nos três estabelecimentos entrevistados.
Na barraca de Serginho Soares, comerciante da feira livre, as vendas relacionadas ao Mundial estão 20% maiores que o habitual, com destaque para as camisas do PSG — o time francês, atual campeão da Liga dos Campeões, mesmo sem os medalhões Messi, Neymar e Mbappé. Entre os clubes brasileiros, o Palmeiras é o único com procura significativa.
“A do Corinthians é praga, vende bem fora de época. E o corinthiano não vai torcer para o Palmeiras. O torcedor tem essa resistência contra os times do Rio também. No geral, meu público é formado, em maioria, por jovens de 10 a 20 anos, que gostam muito dos times internacionais e fazem coleção”, explicou Serginho.
|  | 
| John Betarelli, vendedor da Noroeste Calçados (Foto: Marcelo Martin/Diário da Noroeste) | 
“Geralmente, minhas clientes compram artigos do Corinthians para os maridos. Então, acho que não tivemos nenhuma movimentação maior na loja neste período”, avaliou.
Já o comerciante Jorge Carlos, da Promi Sports — loja que fica na região central, mas um pouco afastada das principais vias do comércio têxtil e calçadista —, estimou que as vendas cresceram 40% durante o período da Copa do Mundo de Clubes. O Palmeiras está entre os mais vendidos, mas a procura maior é por ídolos do futebol mundial.
“Cristiano Ronaldo (Al-Nassr), Messi (Inter Miami) e Vini Jr. (Real Madrid) são os que mais saem. A do Palmeiras também vendeu bem. Eu vendo mais para mães que compram para os filhos. Como os conjuntos são baratos, é comum levarem dois ou três de uma vez só”, contou Jorge.
|  | 
| Jose Carlos da Promi Sports (Foto: Marcelo Martin/Diário da Noroeste) | 
A loja de José Carlos acompanha a tendência observada nos demais estabelecimentos: o Corinthians lidera com folga.
“É impressionante. Pode estar ruim que continua sendo o que mais vende. Eu vendo quatro vezes mais que os outros clubes. O Santos, por exemplo, eu praticamente nem vendo”, disse.
 
 
 
 
 
 
