
Fiscalização em uma bomba de combustíveis (Foto: Divulgação/Ipem)
Apenas um posto de combustíveis na região já instalou a nova bomba medidora antifraude, certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O equipamento está em funcionamento no Auto Posto Penápolis, localizado na Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, no Centro de Penápolis.
Os municípios de Lins, Guaiçara, Avanhandava e Promissão ainda não contam com a nova tecnologia. Entre os centros regionais próximos, Marília e Bauru possuem apenas um posto cada com a bomba certificada. Em Araçatuba são dois estabelecimentos, enquanto São José do Rio Preto ainda não tem nenhum.
Embora a exigência das bombas antifraude só entre em vigor em 2038, o Inmetro tem incentivado a adoção antecipada da tecnologia para coibir fraudes no abastecimento de combustíveis, promovendo mais transparência e segurança para os consumidores.
De acordo com o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), a responsabilidade pela aquisição e instalação das bombas é dos proprietários dos postos, que também devem comunicar a adesão ao órgão.
O consumidor pode verificar, pelo link https://www.ipem.sp.gov.br/index.php/component/sppagebuilder/page/2200, quais postos já utilizam a bomba antifraude. Basta inserir o nome da cidade e consultar o painel, que é atualizado regularmente pelo Ipem-SP.
Entre as principais inovações da nova bomba estão: assinatura digital criptografada dos dados entre o medidor e os componentes eletrônicos; um compartimento externo à área lacrada, destinado à conexão com o sistema de automação e outros periféricos do posto; e uma porta de comunicação Bluetooth, permitindo que o próprio consumidor verifique o processo de abastecimento.