![]() |
| Cartório Eleitoral de Promissão (Foto: Diário da Noroeste) |
Mais de mil eleitores de Promissão estão com os títulos cancelados por não terem comparecido nem justificado ausência nas três últimas eleições — incluindo o primeiro e o segundo turnos das Eleições Gerais 2022 e o turno único das Eleições Municipais de 2024.
A informação é do Cartório Eleitoral da cidade, que reforça o pedido para que os eleitores regularizem a situação o quanto antes. A regularização é obrigatória para quem deseja votar nas Eleições Gerais 2026, mas também impacta diretamente outros aspectos da vida civil.
“Muita gente tem procurado o cartório não por conta do voto, mas porque descobriu que está com o título cancelado ao tentar fazer um financiamento, empréstimo ou matrícula em concurso público”, afirmou Jean Elias Camargo de Almeida, chefe do Cartório Eleitoral de Promissão.
O prazo final para regularização termina na primeira semana de maio de 2026, quando se encerra o período de alistamento e revisão do cadastro eleitoral. Até lá, o Cartório recomenda que os eleitores consultem sua situação o quanto antes, especialmente se tiverem alguma pendência com a biometria.
“A lista com os nomes dos eleitores com títulos cancelados está disponível para consulta no balcão do Cartório. A orientação é que, se possível, o eleitor compareça pessoalmente, especialmente nos casos em que há necessidade de coleta ou atualização da biometria”, explicou o servidor.
O Cartório Eleitoral de Promissão funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, na Avenida Bandeirantes, nº 711, Centro. O telefone para contato é (14) 3541-1884. O atendimento também pode ser iniciado pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br), onde é possível agendar o serviço ou consultar a situação eleitoral.
