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Local onde fica o relógio de energia da Biblioteca de Promissão (Foto: Divulgação) |
Promissão tem registrado uma série de furtos de relógios medidores de energia e fiação elétrica. Somente na semana passada, dois casos foram relatados à Polícia Civil, nos bairros Jardim Vale da Esperança e Jardim Primavera. Nem mesmo instalações públicas e unidades de saúde estão sendo poupadas.
Em um dos casos, apresentado no dia 11, o proprietário informou que havia adquirido uma casa há cerca de 15 dias. Como o imóvel estava vazio, indivíduos desconhecidos invadiram o local e furtaram toda a fiação elétrica e o relógio de energia.
Imóveis desocupados parecem ser os principais alvos desse tipo de crime. O Diário da Noroeste já havia noticiado que a Biblioteca Municipal teve o relógio de energia e até a condensadora do ar-condicionado furtados, no início de abril.
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Furto de fiação do Saae (Foto: Divulgação) |
Os crimes em locais públicos também não param por aí. No dia 19 de abril, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Promissão comunicou, em seu site, que moradores dos bairros Azaleia e Jardim Paraíso 2 poderiam ficar sem água pela manhã devido ao furto da fiação do sistema de bombeamento da região.
Nem mesmo estabelecimentos de saúde foram poupados. A reportagem teve acesso a registros de duas clínicas médicas que também foram alvo dos criminosos, em maio. Em um dos casos, o prejuízo estimado pelo proprietário foi de R$ 4 mil.
A reportagem tentou levantar o número exato de furtos, mas a CPFL não possui esses dados ou optou por não divulgá-los. Em nota, no entanto, a empresa orientou os consumidores sobre como proceder nesses casos.
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Cabos de alimentação da bomba do Saae (Foto: Divulgação) |
Nota da CPFL Paulista
A CPFL Paulista orienta que, em caso de furto de medidores de energia, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência na delegacia. “É importante levar uma conta de luz da unidade consumidora, para que o código do medidor conste corretamente no registro”, ressalta a empresa.
Com o BO em mãos, o cliente deve acionar a CPFL por um dos canais de atendimento para solicitar a substituição do equipamento. A documentação será analisada pela distribuidora, que avaliará, conforme o caso, se haverá algum custo associado à troca do medidor.
Caso o furto tenha causado danos à instalação elétrica do imóvel (como quadros ou fiação interna), os reparos são de responsabilidade do cliente. A CPFL só poderá instalar um novo medidor após a regularização da parte interna da unidade consumidora.
Vale lembrar que os medidores de energia são propriedade da distribuidora e devem ser mantidos em condições adequadas de segurança pelos clientes, que atuam como fiéis depositários desses equipamentos.
Nos casos em que o furto envolve apenas a fiação interna do imóvel, também é o cliente quem deve providenciar os reparos. Após a conclusão, é necessário solicitar a religação do fornecimento à CPFL Paulista.