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| AME de Promissão (Foto: Arquivo Facebook) | 
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Promissão tem enfrentado um alto índice de faltas de pacientes que, mesmo com o agendamento confirmado, não comparecem às consultas e exames. De acordo com a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), que administra a unidade, em maio foram registradas 14% de ausências.
“Geralmente, a justificativa mais comum é ter esquecido ou abdicado do horário marcado”, alerta a SBCD. A ausência impacta diretamente a saúde pública, ao tirar a vaga de outro paciente e causar prejuízos aos cofres públicos, uma vez que o serviço, embora gratuito ao cidadão, é custeado com recursos provenientes de impostos.
“Cada falta representa uma oportunidade perdida de cuidado. Isso pode atrasar diagnósticos e tratamentos, levando a consequências mais sérias para a saúde. Além disso, impede que outra pessoa seja atendida”, destacou a instituição.
NÚMEROS
No período citado, estavam agendadas 5.394 consultas, das quais 799 não foram comparecidas — um índice de 14,8%. Entre os exames, eram esperados 4.305 procedimentos, mas 569 pacientes não compareceram, o que representa 13,2% de faltas.
Ou seja, do total de 9.699 consultas e exames agendados no AME em maio, 1.368 pacientes não compareceram ao atendimento, o mesmo que 14,1%
Além de Promissão, a unidade do AME também atende moradores de Avanhandava, Cafelândia, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Lins, Pongaí, Sabino e Uru.
O QUE ACONTECE COM QUEM FALTA?
Todos os pacientes agendados para atendimento no AME de Promissão recebem uma ligação do call center da unidade para confirmar a data e o horário da consulta ou exame. Quando há ausência, uma nova ligação é realizada no dia seguinte, para verificar o motivo do não comparecimento.
A confirmação ocorre com sete dias de antecedência. Em caso de exames ou procedimentos que exigem preparo, as instruções são fornecidas também por telefone. O contato pode ocorrer ainda via WhatsApp e/ou por mensagem de texto (SMS).
Além disso, os pacientes recebem orientações presenciais no posto de saúde de origem, no momento da retirada do encaminhamento médico — necessário para primeiras consultas e exames externos.
“Quando não conseguimos contato com o paciente por nenhuma das formas citadas, encaminhamos um e-mail ao posto responsável, no município de origem, informando sobre a ausência de retorno”, informou a associação.
 
 
 
 
 
 
